quinta-feira, 10 de abril de 2008

analogia x digital

existe muitas diferenças entre o analógico e o digital ,o analógico por exemplo e uma coisa mais mecânica enquanto o digital e baseado em digitos outra diferença é que o analógico dificilmente pode ser corrigido ao contrario do digital que pode sofre modificações, no digital você pode ultrapassar suas limitações criando coisas sem grandes conhecimentos ,enquanto ao armazenamento de informações no analógico o espaço físico é mais curto, já no digital esse armazenamento é mais facial por ser compacto , e com todas essas mudanças vamos deixando de lado o analógico e utilizando cada vez mais o digital.

2 comentários:

Bonilla disse...

Lucinéia, será que é possível deixarmos de lado a representação analógica? Não estaríamos, cada vez mais, articulando analógico e digital? Lembre-se que o princípio da complexidade vale em todas as áreas, então não tem mais sentido uma análise linear, onde se prioriza uma coisa, em detrimento de outras. A idéia é tudo junto, articulado...

Rutinaldo C. disse...

Lucinéia,
No mundo digital discretizado, somente para consignar, entra em jogo o que eu acredito ser um dos passos melhores idealizados: o uso do sistema de numeração binária. Desta forma a lógica de representação e processamento usa somente dois símbolos distintos combinados ( 0 e 1).No sistema decimal são dez dez dígitos, de 0 a 9. Nosso sistema de numeração decimal baseia na idéia de que um único dígito assume dois valores: um absoluto e um de posição (relativo). Isso ocorre em qualquer sistema de numeração de qualquer base, inclusive a base dois, como o é nos sistemas digitais. No sistema decimal cada posição assume os valores 1, 10, 100, 1000..., enquanto que na base dois os valores de posição são 1, 2, 4, 8, 16 ... Assim, por exemplo, o numero 1101 no sistema decimal representa o valor mil e cento e um, pois que é igual 1000 + 100 + 0 + 1. Já no sistema binário, esse mesmo número representa o número treze, visto ser 8 + 4 + 0 + 1 = 13.
Acredito que esse salto de raciocínio, por ter permitido o uso de apenas dois símbolos para representar qualquer número, e por ter permitido sua representação em circuitos elétricos ( 1 implica circuito aberto, 0 implica circuito fechado) é que faz do digital essa simplicidade e essa capacidade de infinitas aplicações. É previsível que o digital deva predominar sobre o analógico, mas, como mencionou Bonilla, acredito que este não será totalmente substituído. (RTC)